Propagandas: O Papai Noel da Coca-Cola !

“Sabe por quê a Fanta e a Coca-Cola se dão tão bem ? Porque se a Fanta quebra, a Coca cola”.

Eu imagino o sorriso sem graça saindo do seu rosto com uma  piada tão fabulosa como a citada acima. É interessante pensar em como uma simples bebida de noz-de-cola (Isso ! Ela não é feita com folha de coca ) seja conhecida por quase todos os homens e ursos polares.  Quem nunca se sentiu em clima de natal ao ver aquele Papai-Noel carregando uma garrafa de Coca ? Confesso que gosto muito desse refrigerante. Pouco me importa se é simbolo do “Tirano Capitalismo da Atualidade” !

Porém, mais interessante ainda é entender que, mesmo sendo consideravelmente conhecida, poucos sabem quais as origens dessa popularidade. Ela chegou as nossas mesas graças a uma intensa propaganda. Nesse post irei demonstrar a que considerei mais interessante: a representação do Papai Noel !

Acredita-se que os anúncios da Coca tenham feito sucesso a partir do seu principal mascote: o Papai-Noel. O velinho gorducho tem suas origens na década de 30, possuindo, em geral, uma expressão do “prazer” que deveriamos sentir ao tomar a bebida.

Segundo o site The Coca-Cola Company, na década de 30, uma grande quantidade de anúncios com um velinho barbudo foram distribuidos para diversas revistas americanas. Algumas décadas após, a imagem de “Papai-Noel” no imaginário americano era basicamente a mesma divulgada pela empresa.

Esse tipo de Noel (gordinho e com barba) foi criado pelo americano Haddon Sundblom, contudo, a roupa com cor vermelha veio através de uma modificação realizada pelo cartunista Thomas Nast.

Já totalmente personalizado, entre 1931-1964 o símbolo de publicidade da Coca-Cola torna-se um velinho brincalhão,  que gosta de ler suas cartas e se divertir com as crianças no período natalino. Essas novas características surgem com o artista Haddon Sundblom, responsável por criar as mais belas e valiozas pinturas a óleo do Santa Claus. As obras de Sundblom estão entre as mais procuradas do acervo de propagandas da Coca-Cola. Elas já foram expostas em diversas localidades do globo: Tóquio, Estocolmo, Toronto, Chicago, Paris etc. Vale ressaltar que a imagem se mantém até hoje, sendo divulgada pela empresa anualmente.

Algumas imagens:

About these ads

2 Respostas to “Propagandas: O Papai Noel da Coca-Cola !”

  1. lindo lindo lindo amei

  2. Olá, gostei do site, já favoritei, visitarei sempre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: